domingo, 3 de fevereiro de 2013

REVISTA MANCHETE











Assis Chateaubriand e Adolfo Bloch - 1962



Manchete (revista)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
'
SloganAconteceu, virou Manchete
EditorAdolpho Bloch
FrequênciaEsporádica, geralmente no carnaval
EditoraBloch Editores
CirculaçãoNacional
CategoriaNotícias
País Brasil
Idiomaportuguês
História
Primeira edição26 de Abril de 1952
Última edição29 de Julho de 2000
http://•Portal da Imprensa
Manchete foi uma revista brasileira publicada semanalmente de 1952 a 2000pela Bloch Editores. Criada por Adolpho Bloch, posteriormente, o nome darevista foi dado à emissora de televisão, a extinta Rede Manchete.
Como outros títulos da Bloch Editores, foi comprada pelo empresário Marcos Dvoskin[1]e relançada em 2002, pela Editora Manchete. No entanto, deixou de ter periodicidade semanal para passar a ser editada apenas em edições especiais sem periodicidade fixa, como os especiais de Carnaval.
A Manchete surgiu em abril de 1952, sendo considerada a segunda maior revista brasileira de sua época, atrás apenas da revista O Cruzeiro. Empregando uma concepção moderna, a revista tinha como fonte de inspiração a ilustrada parisiense Paris Match e utilizava, como principal forma de linguagem, o fotojornalismo. Em seu auge, a equipe de jornalistas e colaboradores tinha nomes como Carlos Drummond de AndradeRubem BragaManuel BandeiraPaulo Mendes CamposFernando SabinoDavid Nasser e Nelson Rodrigues, entre outros. O fotógrafo e cinegrafista francêsJean Manzon era o responsável pelas principais imagens da revista.[2]
A Manchete atingiu rápido sucesso e em poucas semanas chegou a ser a revista semanal de circulação nacional mais vendida do país[3], destituindo a renomada e, até então, hegemônica O Cruzeiro. Em 2000, com a falência de Bloch Editores,[4] a revista deixou de circular, sendo depois relançada com outros donos, de maneira esporádica.

Referências

2 comentários:

  1. RAZÕES SOCIAIS DAS EMPRESAS BLOCH:

    BLOCH EDITORES S/A
    BLOCH EMPREENDIMENTOS LTDA.
    BLOCH SOM & IMAGEM LTDA.
    GRÁFICA BLOCH S/A
    TV JK LTDA.
    TV MANCHETE LTDA.

    ResponderExcluir
  2. RAZÕES SOCIAIS DAS EMPRESAS BLOCH:

    RÁDIO CLUBE DO PARÁ PRC5 LTDA. (CLUBE DO PARÁ 690 AM)
    RÁDIO FEDERAL LTDA. (MANCHETE 760 AM)
    RÁDIO MANCHETE LTDA. (MANCHETE FM)

    ResponderExcluir